Número total de visualizações de páginas

sábado, 26 de setembro de 2015

Beja

Beja

O Concelho

Os romanos chamavam-lhe Pax Julia e as suas marcas ficaram latentes neste concelho. Esta designação foi dada por ter sido nesta região que tomou lugar o estabelecimento da paz entre o imperador Júlio César e os Lusitanos, em meados do século I a.C..
 
O centro histórico de Beja é digno de uma visita demorada, para poder passear-se na Praça da República, atentar no Passo da Rua do Ancha, na janela Manuelina, e ver de perto como vivem os seus habitantes, nas casas típicas, onde a cor branca sobressai.

É na capital do Baixo Alentejano que pode descobrir a Ermida de Santo Estevão, as colecções de arte sacra no museu local, o Castelo de Beja, a sua Torre de Menagem, a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, entre outros monumentos que fazem parte do vasto património.

Do alto da Torre de Menagem aprecie as vistas para as serras de Palmela e de Sintra, situadas a Norte, de Fóia a Sul, e as de Ossa e Ficalho, indicadas a Este e Nordeste.

Na gastronomia a mestria vai para sobremesas, de onde se destacam para o pão de rala, as trouxas de ovos, a sericaia e o queijo conventual.
 
A não perder
 
Arco Romano, Porta de Évora
Área Arqueológica da Quinta de Suratesta
Casa das Artes
Castelo de Beja
Convento de São Francisco
Ermida de Santo Estevão
Igreja e Convento de Nossa Senhora da Conceição
Igreja da Misericórdia de Beja
Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres
Igreja de Santa Maria
Museu Botânico
Museu Regional de Beja, Museu Rainha Dona Leonor
Catedral de Beja
Villa Romana de Pisões
 

A chegada dos Romanos

Toda a Península Ibérica possui diversos recursos metálicos que despertaram o interesse por parte dos Romanos, pois viam na exploração desses recursos uma fonte de riqueza.
Foi em 218 a.C que a Península Ibérica foi pela primeira vez pisada pelos Romanos. Iniciaram a sua conquista pela zona Sudeste, onde não tiveram grande dificuldade em dominar o território, nem os povos que lá habitavam. Foram os povos na zona central e a Norte de Hispânica que mostraram mais resistência relativamente aos Romanos, destacando-se os Lusitanos. Foi precisamente na conclusão da conquista, em 29 a.C, que os Romanos tiveram bastantes dificuldades em combater os povos do Norte (Calaicos, Ástures e Cântabros). Uma das marcas desse Império foi a criação de Bracara Augusta, actual cidade de Braga, que só foi realizada devido à subida do poder de Octávio.
  
  
-Mapa de Hispânia
               -mapa de Hispânia
  
        

  
             
                       -planta de Bracara Augusta
                                                                                                                       

    

                   -guerreiro lusitano (direita)
  
                  -gurreiro Ásture
 

Sem comentários:

Flag Counter

Pesquisar neste blogue

Seguidores